Thiber

Rod. Pedro Celete, 811 - bairro Aterrado
Tremembé - SP - (12) 3672-3604 - 3672-2547
comercial@thiber.com.br
Thiber: uma empresa
que respeita o
meio ambiente
<< Reportagens <<

Reciclagem e Preservação, Klabin - Piracicaba-SP

As fábricas da Klabin Embalagens já são conhecidas por figurarem entre as maiores recicladoras de papel do País. Suas três unidades empregam pessoas e geram outros milhares de postos de trabalho indiretos. Porém, há ainda um outro da empresa um pouco menos conhecido, mas que revela um alto grau de com prometimento com o meio ambiente: o projeto de preservação da vida animal que está ajudando a salvar diversos exemplares da fauna brasileira.

Apenas em sua unidade de Piracicaba a Klabin produz mensalmente cerca de 8.500 toneladas de papel utilizando aparas de papelão e embalagens longa vida recicladas. Outras duas unidades recicladoras do Grupo Klabin estão situadas nos Estados de Pernambuco e Rio de Janeiro. Com essa matéria-prima, a Unidade Piracicaba produz papel miolo test liner.

Os supervisores de produção da empresa, explicam que a matéria-prima reciclável é comprada de aparistas em todo o País, principalmente no Estado de São Paulo. Assim, são adquiridas 11.400 toneladas de aparas e mais 300 toneladas de embalagens longa vida.

No caso da embalagem longa vida, a Klabin aproveita apenas a celulose, que corresponde a 75% do conjunto reciclado. O restante, 20% de plástico e 5% de alumínio, é prensado, enfardado e remetido para outras empresas recicladoras fabricantes de brinquedos, vasos, sinalizadores de rodovias, juntas para estrutura em construção civil, carretéis para fios, etc. No processo de desagregação das embalagens longa vida, a Klabin utiliza um equipamento Hidrapulper HI-Con para alta consistência (15%), com capacidade para decompor 50 toneladas por dia. Os supervisores esclarecem que a fibra da embalagem longa vida, por ser virgem, é de melhor qualidade e merece um tratamento adequado.

Até chegar ao produto final, as aparas e embalagens passam por um sofisticado processo de trasnformação. No início da desagregação, o liquid-Cyclone retira as impurezas pesadas como areia grossa e metais. Em seguida o mini-screen tira os rejeitos leves, como plásticos e grânulos pequenos. Na etapa segiunte, outras três baterias de ultra-clone fazem a depuração fina. Na etapa final, a massa recebe os aditivos como amido, cola e sulfato de alumínio para poder ser transformada em folha de papel.

Em seu trabalho de educação ambiental, a Klabin conta com um Centro de Interpretação da Natureza, no município de Monte Alegre, no Paraná, que atrai visitantes brasileiros e do exterior. O Centro conta com criadouros para reprodução de espécies da fauna regional ameaçada de extinção, que depois são soltas nas florestas da Klabin. Por meio dos trabalhos desenvolvidos nesta área, com apoio do IBAMA, já foram identificadas 322 espécies de aves. Mamíferos como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, a lontra e a onça-parda, podem ser encontrados livres dos predadores nas florestas da Klabin. Com o programa de preservação da fauna, já são encontrados em grande número os macacos-prego, bugios, capivaras, catetos, queixadas, três espécies de veado, felinos de menor porte como a jaguatirica, o gato-do-mato e pequenos mamíferos, como a cotia e o quati, entre outras espécies, num total de cinqüenta mamíferos até agora.